terça-feira, 25 de agosto de 2009

Cara de palhaço, pinta de palhaço....

Mudando de asunto, vamos falar de trabalho. Pois é, o cenário é esse: Gripe Suína. Surto no Brasil, o povo não sabe o que fazer, hospitais lotados, e a educação parou. Parou por duas semanas. Duas semanas a mais de férias? Todo mundo achou graça de ficar em casa... Mas e agora? Pagar essas aulas no sábado? Trabalhar até 30 de dezembro, como fica?



Dizem que a LDB garante o uso de módulos para compensar o conteúdo, em situações emergenciais. Outros dizem que se deve preservar os 200 dias letivos. E o professor mais uma vez fica no meio de um jogo de empurra empurra danado.
O Estado quer que pague aos sábados, mandou um calendário pronto. Se a escola é compartilhada, e o Município for usar o espaço durante o dia, vai ter de pagar à noite. Fala sériooooooooooooooooooooo! Sábado à noite? Quem é o louco que vai estudar sábado à noite? Resposta da secretaria: sabemos que a evasão será grande, mas terá de ser aos sábados, e ponto final. Então ninguém está interessado no aprendizado do meu aluno. Pra variar!
O Município liberou o uso de módulos para compensar, mas já tem juiz se pronunciando contra, dizendo que tem de ter os 200 dias. O mal desse país é esse: todo mundo quer mandar na educação! Todo mundo é entendido de educação! Todo mundo dá pitaco na educação! E o professor... Ah, esse não entende nada, só está ali pra cumprir as ordens! Seria cômico se não fosse triste!
Por outro lado, o Estado manda a proposta de incorporação dos fabulosos 435 e uns quebrados da Nova Escola.... Beleza, quase dobraria meu salário, se esse dinheiro não fosse diluído em 6 ANOS!!!!! Não sei nem se estarei viva amanhã, que dirá em 2015!!!! E ainda acham que estão fazendo grande favor para a classe!
No Município, que sumiram com meus 5,alguma coisa por cento de aumento desse ano, vejo na sala dos professores uma cópia do Termo de Compromisso que minha diretora teve de assinar. Se compromete a trabalhar para melhorar os índices de aproveitamento da escola. Ah, porque provavelmente antes ninguém fazia nada na escola, não é? Professor, Direção, Funcionários, todos uns vagabundos de marca maior! No mínimo!
E o meu aluno continua a mesma coisa: não leva livro, não faz trabalho, não presta atenção, só me respeita se eu der um berro em sala... Ninguém se responsabiliza por nada, e o professor levando pau!
Enquanto isso minha mãe leva 1 hora em pé no Banco do Brasil numa fila de 7 ou 8 pessoas, e 10 minutos no Itaú numa fila igual! Funcionário público como eu... Mas ninguém faz nenhuma arruaça por causa disso. O juiz não cobra, a sociedade não cobra... Só a educação leva pau!
Eu, cá no meu cantinho, fico triste. Sou professora por opção. Esse papo de que não serviu pra mais nada, vai ser professor, não é pra mim, definitivamente! Escolhi ser professora porque gosto mesmo do processo, mas está tão difícil!
Bem que minha mãe, já em processo de aposentadoria de suas duas matrículas como Professora de Física do Estado, me diz: minha filha, se eu pudesse, eu te tirava dessa vida!!!!
Só me resta então lembrar de uma esquete do Chico Anísyo, fazendo uma velha prostituta requisitando sua aposentadoria no INSS:

Funcionário: Mas minha senhora, essa sua profissão é de família?
Velha: Não, senhor! Minha mãe era professora, meu pai era professor, minhas duas irmãs foram professoras...
Funcionário: Quer dizer que numa família de professores, a senhora foi ser justamente prostituta?
Velha: Pois é... DEI SORTE!!!!


Pelo visto, eu não!

2 comentários:

  1. É Lu.. Mais uma vez citando Chico Anísyo, depois de tanta abobrinha e apurrinhações.. 'o salário ó'.
    Parece piada mas infelizmente é a realidade que a gente vive.
    E eu, sonhando em fazer mestrado. Essas coisas q me assustam...
    O jeito é não perder a esperança de num próximo governo darmos sorte e menos pessoas despreparadas se metam em assunto de gente com culhão(desculpa a palavra) pra passar por isso.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Bom... Tem ainda alguma coisa que eu possa dizer sobre este assunto que vc já não saiba??? rsrs Concordo plenamente... Em tudo... E torno a dizer: simbora estudar pro concurso do BB... Ou qualquer outro... Onde vamos trabalhar menos, ser menos cobradas, ouvir menos merdas de gente que se acha, e ganhar mais. Quer melhor? Bjks da sua amiga que já perdeu a esperança - ou, como a prostituta, recuperou a consciência...

    ResponderExcluir